Endomarketing: o que é e seus benefícios

Endomarketing: o que é e seus benefícios

Endomarketing

Volume 25 Nº 5 (2023) REGEM jun 2023

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)

por Saulo Carvalho, MSc.
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, S. 

Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.
Siga-me no LinkedIn

Endomarketing

O que é e seus benefícios

O endomarketing deve ser uma das principais ações táticas do departamento de Gestão de Pessoas ou RH em associação com o departamento de Marketing.

Como veremos a seguir, para construir ações de endomarketing certamente eficazes, a comunicação aberta e simples é o principal pilar. Não se pode, por exemplo, falhar em emitir comunicados que parabenizam colaboradores por seus aniversários ou por tempo cumprido na empresa.

Endomarketing é uma estratégia empresarial que visa promover ações de marketing voltadas para o público interno da empresa. Diferente do marketing tradicional, que direciona suas estratégias para os clientes externos, o endomarketing busca engajar e motivar os colaboradores, transformando-os em embaixadores da marca e promotores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Em uma empresa que produz alimentos, por exemplo, investir em cestas de produtos fabricados pela própria organização e presenteá-las aos colaboradores, é uma excelente estratégia para engajá-los (bem como suas respectivas famílias) com a missão, visão e valores da empresa.

A origem do termo “endomarketing” remonta à década de 1990, quando o especialista em marketing brasileiro Saul Faingaus Bekin começou a utilizar o conceito para descrever as ações que uma empresa poderia realizar para estimular o engajamento dos funcionários e fortalecer a cultura organizacional.

Existem diversas técnicas e práticas utilizadas no endomarketing, que podem variar de acordo com as necessidades e características de cada organização. Algumas das técnicas mais comuns incluem:

Comunicação interna efetiva:

estabelecer canais de comunicação claros e eficientes é essencial para transmitir informações relevantes aos colaboradores, como objetivos, metas, resultados e mudanças organizacionais. Isso pode incluir a utilização de intranets, murais, boletins informativos, reuniões e até mesmo redes sociais internas.

Eventos corporativos:

realizar eventos e atividades corporativas que estimulem a integração e a motivação dos funcionários, como workshops, palestras, confraternizações e programas de reconhecimento, pode fortalecer o sentimento de pertencimento e o engajamento com a empresa.

Treinamentos e capacitação:

oferecer programas de treinamento e capacitação é uma forma de investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores, aumentando suas habilidades e competências. Isso contribui para o crescimento individual e também para o sucesso da organização como um todo.

Gestão participativa:

envolver os colaboradores nas decisões e processos da empresa, permitindo que eles participem ativamente e contribuam com ideias e sugestões, cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e estimulante. Isso pode ser feito por meio de reuniões de brainstorming, pesquisas de opinião e programas de sugestões e melhorias.

Valorização e reconhecimento:

reconhecer e valorizar o trabalho dos colaboradores é uma forma poderosa de motivá-los e fortalecer o vínculo com a empresa. Isso pode ser feito por meio de programas de incentivo, premiações, elogios públicos, bonificações e benefícios adicionais.

Cultura organizacional sólida:

uma cultura organizacional forte e bem definida é fundamental para o endomarketing. Uma cultura que valoriza o trabalho em equipe, a transparência, a ética, o respeito e o espírito de colaboração cria um ambiente saudável e inspirador, que contribui para a motivação dos colaboradores.

Agora para ilustrar os benefícios do endomarketing, vamos considerar um exemplo de uma empresa de tecnologia. Ao implementar estratégias de endomarketing, como comunicação interna eficiente, eventos corporativos e programas de treinamento, a empresa pode alcançar os seguintes resultados:

Endomarketing

Endomarketing ajuda a criar Marca empregadora:

Refere-se à reputação e percepção que uma empresa tem como empregadora, tanto para seus colaboradores atuais quanto para potenciais candidatos. É a imagem que um local transmite como um local de trabalho atrativo e valorizado.

Endomarketing fortalece o Engajamento dos funcionários:

Colaboradores engajados estão mais satisfeitos com o trabalho, têm maior produtividade e tendem a permanecer na empresa por mais tempo. Isso reduz a rotatividade de pessoal e os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários.

Fortalecimento da cultura organizacional:

Quando os valores e a missão da empresa são compartilhados e vivenciados pelos colaboradores, a cultura organizacional se fortalece. Isso cria um ambiente coeso e alinhado, no qual os funcionários se sentem parte de algo maior e têm um propósito em comum.

Endomarketing ajuda melhorar do clima organizacional:

Um bom clima organizacional é fundamental para o bem-estar dos colaboradores. Quando eles se sentem valorizados, ouvidos e têm oportunidades de crescimento, o clima organizacional melhora, reduzindo o estresse e aumentando a satisfação no trabalho.

Maior produtividade:

Colaboradores motivados e engajados tendem a ser mais produtivos, o que pode resultar em um aumento na eficiência operacional e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Mintzberg em Power in an around organizations menciona de forma enfática que colaboradores são mais produtivos quando encaixam seus interesses pessoais aos interesses da empresa permeados de um propósito que lhes dê orgulho pois sentem que são acolhidos pela organização em que trabalham. O endomarketingé uma excelente estratégia para fortalecer esses laços!

Já Porter, visualiza esta empresa mais preparada para enfrentar o mercado com maior diferencial competitivo já que a mesma, é detentora de talentos dispostos a fortalecer processos internos, priorizar qualidade total e alcançar mais resultados em vendas.

Marketing boca a boca interno:

Quando os colaboradores estão satisfeitos e engajados, eles se tornam defensores da marca e propagadores positivos das mensagens e valores da empresa. Isso pode influenciar a percepção dos clientes externos e gerar um impacto positivo na reputação da empresa.

Portanto, o endomarketing é uma estratégia que busca engajar, motivar e fortalecer o vínculo dos colaboradores com a empresa, transformando-os em embaixadores da marca. Ao implementar técnicas de endomarketing, as organizações podem colher benefícios como maior engajamento dos funcionários, fortalecimento da cultura organizacional, melhoria do clima de trabalho, aumento da produtividade e impacto positivo na reputação da empresa.

E sua empresa? Está atenta às ações de endomarketing?

Citação a CARVALHO, S. 

Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor empresarial com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

LEIA OS TERMOS DE USO ©

KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0, as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.1° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MINTZBERG, H. Power in and around organizations. Englewood Cliffs, N.J, Prentice Hall, 1983.

PORTER, Michael E., 2004. Estratégia competitiva : técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004https://ibluemarketing.com.br/revista/funil-de-vendas-circular-como-pensar-e-usar/a

Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.
Siga-me no LinkedIn

 

Um comentário

  1. […] o coração, a alma e o cérebro de toda organização e, por esta razão, devem ser o epicentro de ações afirmativas de qualidade de vida, desenvolvimento, empatia, produtividade e conviverem em um ambiente de excelente clima […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: © Conteúdos protegidos legalmente por direitos autorais!! Marca registrada ®.