PME: Priorizar e tratar problemas

PME: Priorizar e tratar problemas

Matriz GUT iBlueMarketing

Volume 3 Nº 7 (2018) REGEM mai 2018

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)


por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

Problemas na PME: em nossa experiência de vários anos atendendo principalmente pequenas e médias empresas, tornou-se clara a dificuldade dos gestores em priorizar e tratar os problemas mais urgentes do dia a dia das empresas. A tendência de procrastinar pequenos problemas que, em princípio parecem inofensivos, mas que possuem um alto grau de possibilidades de agravamento, provoca perigosas armadilhas na administração de empresas justamente pelo fantasioso ganho de produtividade no ato de procrastinar e que cobrará um preço muito alto mais à frente.
Pequenos problemas devem ser aniquilados para que não cresçam. Apesar dessa afirmação aparentar total razoabilidade para profissionais com um mínimo de bom senso, notamos que nas rotinas de nossos clientes muitos pequenos problemas com altíssimo grau de intoxicação são ignorados. Notamos também que a maioria esmagadora desses pequenos problemas é de fácil solução no princípio e, que depois de ignorados, seus nós tornam-se quase que insolúveis.
E é claro, essa regra é válida tanto para empreendedores individuais, pequenos, médios e grandes negócios. No entanto, a lei de não ação e reação, costuma ser muito mais severa com as micro e pequenas organizações.

Exemplo: O gestor de uma empresa que há mais de 20 anos atuava com prestígio na área de ensino, apesar de saber e ser alertado que o investimento do registro de sua MARCA era fundamental pensou: “bem, sou pequeno, dificilmente haverá alguém que irá me incomodar com essa bobagem” . Ao invés de agir para se resguardar, não o fez. Procrastinou! Ocorre que recentemente sua empresa foi acionada judicialmente tendo que abandonar o nome (marca que utilizava há vinte anos) pois a mesma já havia sido registrada por outra empresa. Já pensou nisso?

Prof. Saulo Carvalho


Por esse motivo desenvolvemos treinamentos e várias ferramentas que buscam alertar os gestores para a enorme importância da gestão e solução de pequenos problemas diários na PME.
A ferramenta que utilizamos para iniciar esse treinamento chama-se matriz GUT. Gravidade, Urgência e Tendência. Adaptamos o modelo de Kepner e Tregoe para a gestão de problemas, atribuindo pesos de um 1 a 5 para essas três variáveis e aplicamos no dia a dia de nossos clientes. Após a utilização da matriz GUT continuamos o processo de educação corporativa com outras técnicas mais avançadas e que visam estabilizar a cultura de não procrastinação de pequenos, diários e nocivos problemas corporativos.
Após alguns casos de enorme resultado, resolvemos compartilhar gratuitamente com você esse modelo que está livre para modificações e adaptações as suas necessidades pessoais e necessidades de sua empresa.

Senha para modificações: iBlueMarketing

Conheça melhor o trabalho da iBlueMarketing Consultoria em Marketing e Gestão de Negócios!
Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

LEIA OS TERMOS DE USO ©


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
online
Acesse o Chat para ser atendido! Como podemos ajudar sua empresa ou negócio? (s)