Como funciona uma consultoria de Marketing

Como funciona uma consultoria de Marketing

consultoria de Marketing e Gestao iBlueMarketing
Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.

Volume 11 Nº 1 (2019) REGEM jan 2019

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)

por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

Como funciona uma Consultoria de Marketing

Como funciona uma Consultoria de Marketing

Consultoria de Marketing. Como funciona:

Para uma empresa pequena, média ou grande que encontra dificuldades, é um excelente passo rumo ao sucesso e a melhores resultados, reconhecer que externamente existem profissionais aptos a apresentarem soluções disruptivas e resultados positivos em suas operações.

Sabemos que os fatores que diferem uma empresa de seus concorrentes e traz mais ou menos resultados estão direta ou indiretamente relacionados ao Marketing, ou seja, ao ambiente mercadológico em que a organização está inserida. Em momentos de dificuldades de gestão desse contexto mercadológico, uma consultoria externa é o melhor caminho.

A Consultoria de Marketing e Gestão deverá atender às necessidades de diagnóstico de eventuais falhas apresentadas por uma empresa em basicamente 9 áreas de atuação: Produto, Preço (cálculos de custos e viabilidades de clientes e concorrentes), Ponto de Venda, Promoção (publicidade e forças de vendas), Pessoas (contratação, gestão, avaliação e desenvolvimento) Processos, Provas (KPI´s), Política (avaliações estratégicas de micro e macro ambiente competitivos) e Opinião pública.

Posteriormente ao diagnóstico são estabelecidas urgências e tendências, os riscos envolvidos, as metas projetadas, as ações necessárias, estabelecimento dos principais KPI`s de acompanhamento e aplicação das ações estruturais por parte dos envolvidos na empresa contratante. Ao contratar uma Consultoria de Marketing e Gestão a empresa deverá apontar a contratada as áreas prioritárias e emergenciais ou, em alguns casos, também poderá solicitar um diagnóstico amplo de Gestão que denomino, Gestão 9 P´s. Exemplos:

1 – CONSULTORIA DE MARKETING e PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

caso a empresa esteja com problemas de falta de engajamento, baixo desempenho ou perda de funcionários por demissão voluntária ou não, poderá ser necessário a aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional – PCO – bem como ações de endomarketing (engajamento dos públicos de interesse por comunicação interna e externa).

2 – PESQUISA DE MERCADO

se a empresa está com problemas de perda de clientes, contratos e dificuldades de ampliação de seus resultados de vendas, poderão ser necessários o desenvolvimento e aplicação de uma Pesquisa de Mercado Concorrencial associada a indicadores, avaliações internas no departamento comercial e ligações diretas com o desenvolvimento de Produtos e Serviços.

3 – MARKETING DIGITAL

plataformas como Sites e ações de Marketing Digital. desenvolvidas e administradas de acordo com corretas técnicas de SEO, bem como campanhas de promoção digital nos buscador google e redes sociais são fundamentais para atrair clientes a produtos e serviços. 

4 – TREINAMENTO e DESENVOLVIMENTO

Importante ressaltar que, para receber o público atraído por ações de promoção via marketing digital ou ações offline, sua empresa deverá estar preparada com produtos e serviços, processos adequados e atendimento de alta performance competitiva diante de seus principais concorrentes.

Para atingir essa alta performance é fundamental o treinamento e desenvolvimento de pessoas que atuam na organização.

Os gestores que contratam uma consultoria de Marketing deverão estabelecer, com a orientação dos consultores contratados, as principais pessoas que se envolverão nas ações, recursos físicos, datas e o budget (orçamento) necessário para implementação das ações, correção e melhorias necessárias identificadas nos processos da empresa. Os valores cobrados por uma Consultoria de Marketing e Gestão irão variar bastante de acordo com o escopo de atuação necessário.

É importante lembrar que os gestores da empresa que contrata uma consultoria em qualquer segmento têm papel fundamental na atuação para atingir os resultados pois necessitam estabelecer com os consultores contratados uma forte relação de confiança e fornecer total e irrestrito acesso aos dados e aos ambientes objetos de avaliação. Ou seja, uma Consultoria de Marketing e Gestão como qualquer outra consultoria externa, trará excelentes resultados quando houver a efetiva participação e compromisso com os resultados por parte da empresa contratante.

Funciona como um círculo virtuoso e uma via de mão dupla entre os gestores da empresa que contratou os serviços de consultoria e os consultores aptos a auxiliar a empresa no atingimento das metas estabelecidas.

Consultoria de Marketing. Processo:

Durante o processo de consultoria os consultores de Marketing e Gestão deverão informar e preparar as pessoas designadas pela empresa contratante para que as mesmas tenham condições de manter as linhas de ações construídas durante e após o desenvolvimento da consultoria ou também, em caso já estabelecido como interesse da empresa contratante, os próprios consultores e pessoas externas e ou internas, poderão gerir os processos e ações de melhorias implementados após a conclusão do projeto de consultoria.

Por fim, a empresa que busca a contratação de uma Consultoria de Marketing e Gestão, deverá fundamentalmente avaliar a expertise dos consultores contratados e suas formações técnico-acadêmicas exigidas para o trabalho de consultoria.

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

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