PMEs ainda não sabem traçar estratégia de marketing digital

PMEs ainda não sabem traçar estratégia de marketing digital

Consultoria de Marketing
Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.

Volume 14 Nº 1 (2020) REGEM mar 2020

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)

por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

Estratégia de Marketing digital: Está claro que potenciais clientes estão cada vez mais dispostos a manter relações com empresas que lhes propiciem conteúdos relevantes em suas vidas. Por esse motivo a publicidade convencional (veja o que temos para lhe vender!) vem perdendo espaço em um movimento sem retorno. A melhor maneira de promover seu negócio é construir conhecimento para seu público-alvo, portanto, sua empresa deve pensar seriamente em abandonar o P de promoção e praticar o E de Educação, e o Marketing Digital cai como uma luva nessa nova abordagem. Também é importante lembrar que os clientes que buscam e compram de sua empresa não compram serviços e produtos mas sim SOLUÇÕES. Não buscam preço mas sim VALOR. Os clientes, em uma parcela cada vez maior, não mais estão interessados se sua empresa possui um ponto de venda físico e sim como podem facilmente ACESSAR a SOLUÇÃO que buscam em poucos cliques no Google. Portanto se sua pequena, média ou grande empresa não aparece no buscador nas cinco primeiras posições relacionadas ao seu nicho de negócio, é hora de agir!

Nessa esteira, a gestão do seu negócio também precisa estar muito bem preparada para receber esse novo público e vender mais e melhor. Isso significa que não há mais espaço para sua empresa ignorar o P de PESSOAS (capacitação e treinamento constantes), PROCESSOS (desburocratização e aumento de eficácia), PROVAS (gestão dos indicadores), POLÍTICA (monitoramento dos micro e macro ambientes) e PUBLIC OPINION (monitoramento e ações sobre a opinião pública). Nós da iBlueMarketing® constatamos na prática o grande retorno que essa abordagem tem gerado aos nossos clientes!

Prof. Saulo Carvalho

Estragégia de Marketing digital:

Estratégia de Marketing Digital – Uma pesquisa da consultoria Web Estratégica divulgada com exclusividade para a revista EXAME revelou como as empresas com atuação no Brasil estão trabalhando suas estratégias de Marketing Digital.

Apesar de ser um termo já bastante conhecido, a maioria das empresas está começando a lidar de verdade com essa atuação há pouco tempo. Entre os entrevistados, 48% dizem investir há menos de um ano na estratégia em redes sociais, Google orgânico, anúncios no Facebook, sites, blogs e publicidade em portais. E 40% deles por menos de cinco anos.

Quem começou a investir já sente os resultados. Sendo que aumentar as vendas é o principal objetivo da maior parte das companhias. 58% afirmaram que o marketing digital corresponde a um incremento entre 10% a 20% de suas vendas. Para 12% delas, as vendas online impulsionadas pelo marketing digital correspondem entre 20% e 30% do total. E 18% tem mais de metade do seu faturamento gerado por esse canal.

Traçar uma estratégia é uma tarefa na qual os empreendedores afirmam ter dificuldade. Das empresas consultadas, 61% responderam que têm dificuldade ao saber qual a melhor estratégia a ser usada para o seu negócio. Desse modo, a maior parte delas investe em sites de busca e em redes sociais. A segunda dificuldade, para cerca de 16%, está em medir os resultados das ações ou campanhas.

A pesquisa foi realizada com cerca de 1 024 empresas, sendo 83% delas PMEs com faturamento de até 3,6 milhões de reais.  

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

FONTE: 

https://exame.abril.com.br/marketing/pmes-ainda-nao-sabem-tracar-estrategia-de-marketing-digital/

 

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