Pesquisa de Mercado aumenta chances de sucesso

Pesquisa de Mercado aumenta chances de sucesso

iBlueMarketing Pesquisa de Mercado
Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.

Volume 18 Nº 2 (2021) REGEM abr 2021 atualizado em dezembro de 2021.

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)

por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

Vai criar ou melhorar sua empresa em 2022?

Pesquisa de Mercado para o sucesso empresarial é ainda mais importante após a pandemia

Pesquisa de Mercado:

Para a prefeitura de São José dos Campos, nos sete primeiros meses de 2019 houve recorde histórico na abertura de empresas no município e a capacitação e qualificação dos empresários é fator primordial para o sucesso desses empreendimentos. Até o fim de julho de 2019 foram abertas 5.547 empresas, das quais 61% foram criadas sob o regime MEI (microempreendedor individual).

O resultado é 26% superior ao número de aberturas de novos negócios formais no mesmo período de 2018.

2021

Nos períodos que seguiram após o início dos impactos sanitários e econônicos provocados pela pandemia COVID-19, houve importante acréscimo no aumento de estabelecimentos considerados micro empreendedores individuais. 

Segundo a prefeitura de São José dos Campos a previsão é fechar o ano de 2021 com mais de 12 mil empresas abertas contra 10.257 no ano de 2020.

Somente até agosto de 2021, ainda segundo a prefeitura do município, foram 8.300 empresas abertas sendo 5.400 MEIs, contra 2.946 de outros tipos de empresas.

A sala do empreendedor do município de São José dos Campos, considerada referência nacional, registra, segundo a secretaria de urbanismo e sustentabilidade, média de 1.050 atendimentos ao mês.

Brasil

Em todo país, somente no primeiro semestre de 2021, houve recorde histórico na criação de novos negócios desde 2010. Foram criados no primeiro semestre mais de dois milhões de novos negócios sendo que MEIs (microempreendedores individuais), representam 80% desse total. Segundo o SEBRAE o comércio de vestuário e acessórios, promoção de vendas, manicure e pedicure, fornecimento de alimentos para o consumo domiciliar e obras de alvenaria irão encabeçar a lista dos modelos de negócios criados em 2021.

2022: MAS O QUE HÁ POR TRÁS DESSES DADOS?

O processo de achatamento dos direitos trabalhistas após reformas na CLT, como a legalização para empresas estabelecerem a terceirização de suas atividades fim, associado a um índice persistente de desemprego que atinge praticamente um quarto da população economicamente ativa, tem empurrado um contingente cada vez maior de pessoas que enxergam oportunidades de mercado e buscam desenvolver práticas empreendedoras.

Portanto a criação do próprio negócio, formal ou não, se apresenta como saída nesse cenário de poucas oportunidades de empregabilidade e crescimento econômico.

Por outro lado, existe também um processo de estagnação econômica desde 2014. As previsões mais otimistas sobre o PIB no Brasil para 2022 dão conta de um crescimento entre 0,5% (banco Itaú) frente aos desafios políticos, eleitorais e econômicos e 2,5% quando mais otimista (banco mundial). 

Para o banco mundial, o cenário mais otimista para o Brasil é de crescimento de 2,5%, ou seja, a confirmarem os prognósticos, a economia nacional crescerá entre duas e oito vezes menos que a economia global, segundo a própria entidade que reúne 189 países membros.

Importante ressaltar que índices de baixo crescimento econômico (PIB) não refletem proporcionalmente todos os impactos nocivos causados ao desenvolvimento econômico bem como ao aumento da desigualdade social. A piora desta última, de fato, é muito maior e sentida sobretudo nas classes de menor poder aquisitivo.

Trocando em miúdos: existe um contingente cada vez maior de pessoas que irão buscar a criação de pequenos negócios próprios em um cenário de baixo crescimento econômico ou de estagnação. 

Não haverá espaço para todos ou, na melhor das hipóteses, haverá cada vez menos espaço. Lograr sucesso em um empreendimento nesse cenário exige cada vez mais a organização de dados estruturados, planejamento e pesquisa.

PIB Brasil série histórica 2010 – 2020

Fonte: Datasebrae (2021)

PESQUISA DE MERCADO

Partindo da premissa que o empreendedor possui conhecimento abrangente sobre seus produtos e serviços, torna-se cada vez mais imprescindível o conhecimento estruturado sobre o mercado em que ele irá implantar seu novo negócio. Obviamente esse conhecimento mercadológico estruturado auxilia a mitigar os riscos inerentes a todo empreendimento, novo ou não, e maximizar as possibilidades de sucesso.

A Pesquisa Científica e Estruturada de Mercado deve estar ao alcance e ser objeto principal das estratégias de todo empresário que pretenda criar um novo negócio, reestruturar sua empresa ou inovar em seu mercado de atuação, seja qual for o tamanho da empresa ou negócio.

Em 2021 a iBlueMarketing® Consultoria em Marketing e Gestão auxiliou um número grande de novos empresários a melhor direcionar suas estratégias através de Pesquisas Científicas Estruturadas de Mercado. Há expectativa de aumento dessa solução técnica especializada para o ano de 2022.

Somos acionados por empresários de diversos segmentos e os auxiliamos de forma substancial na tomada de decisões, proporcionando a esses novos negócios ou empresas em reestruturação, respostas estruturadas e científicas a questões como:

1 – Quais as melhores estratégias e plataformas de Vendas Online?

2 – Quais os perfis (dores e vantagens) dos concorrentes no segmento escolhido? 

3 – Qual região e local são mais apropriados para estabelecer meu ponto de venda físico?

4 – O público do local em que pretendo atuar está disposto a desembolsar qual ticket médio para adquirir meus produtos e serviços?

5 – Quais os perfis do público atual de minha empresa?

6 – Qual é o exato fluxo de pessoas (off line e on line) em minha área e quanto desse fluxo poderei estimar como venda?

Após estabelecer a necessidade de cada negócio e de seu mercado de atuação, deverá ser implementado o processo de Pesquisa que visa a tomada de decisão.

É fundamental, portanto, executar o planejamento da pesquisa, testes de aplicação, coleta de dados, análise, apresentação e, por fim, associar os resultados da Pesquisa a ferramentas de Gestão para a correta tomada de decisão.

FONTES: 

Agência Sebrae: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/mesmo-com-pandemia-pais-registra-recorde-na-abertura-de-mei,028f6d7ad1c47710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

Datasebrae evoluação do PIB 2010-2020: https://datasebrae.com.br/pib/?pagina=evolucao-do-pib&ano=2014. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

IPC Instituto: www.ipcbr.com/downpress/Release_IPCMaps_2018.pdf. Acessado em 04 de agosto de 2019.

Itaú cenário macro – Brasil especial: https://static.poder360.com.br/2021/10/pib-cenario-macro-itau-25-out-2021.pdf. Acessado em 29 de dezembro de 2021

World Bank: https://www.worldbank.org/pt/publication/global-economic-prospects. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

Prefeitura Municipal de São José dos Campos: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2021/agosto/26/sala-do-empreendedor-supera-marca-de-8000-novas-empresas/. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

Prefeitura Municipal de São José dos Campos: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2019/agosto/1/julho-bate-recorde-de-abertura-de-empresas-em-sao-jose/. Acessado em 04 de agosto de 2019.

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor empresarial com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

LEIA OS TERMOS DE USO ©


 

 

2 comentários

  1. Lana Santos disse:

    Análise pontual da situação do país e a importância da pesquisa para que se faça um planejamento adequado para qualquer negócio. Parabéns pelo poder de síntese com qualidade e conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
Consultor online
Acesse o Chat para ser atendido! Como podemos ajudar sua empresa ou negócio? (s)