Marketing Digital – 95% acessam internet enquanto assistem TV

Marketing Digital – 95% acessam internet enquanto assistem TV

Consultoria de Marketing

Volume 4 Nº 3 (2018) REGEM jun 2018

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)


por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

Marketing digital: Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância da construção de conteúdos relevantes na construção de uma marca e, consequentemente, no impacto positivo nas vendas de produtos e serviços quando esses conteúdos são bem direcionados e segmentados ao público web, o IBOPE acaba de divulgar recente pesquisa sobre o comportamento das pessoas em relação a plataformas multi telas. Nós da iBlueMarketing, há anos insistimos com nossos clientes e parceiros sobre a fundamental necessidade de entregar conteúdos relevantes aos seus públicos-alvo. E a internet é sim o melhor caminho para esses resultados.

Um bom exemplo ocorre em um de nossos clientes que é uma média empresa no setor de engenharia: Com estratégia de direcionamento de conteúdos sobre boas práticas de mercado via rede social e nosso sistema de malas diretas monitoradas, e sem investimentos estratosféricos em comunicação, ajudamos a empresa a realizar manutenções fabris, com excelentes possibilidades de fechamento de contrato, em um dos maiores conglomerados industriais do mundo. Mas os resultados não vêm da noite para o dia e sim em médio e longo prazos, quando há consistência e constância na comunicação de conteúdos. Utilizamos malas diretas segmentadas a um público com o qual constantemente conversamos nas redes sociais. Isso mesmo. Utilizamos as redes sociais (e não qualquer rede social) para encontrarmos públicos que estão interessados em ouvir sobre os produtos e serviços de nossos clientes e criamos conteúdos relevantes para esse público. Por isso afirmamos: marketing digital não é nada sem bom conteúdo!

A publicidade pela publicidade está fadada a obter cada vez menos engajamento das pessoas e consequentemente prover cada vez menos resultados em vendas pois o consumidor agora é o superprosumer. É cada vez mais dotado de poderes e de opções de escolha. Não engole mais goela abaixo, ou seja, mesmo suas compras por impulso tendem cada vez mais a obedecer essa nova ordem. O melhor caminho para publicizar produtos e serviços é a EDUCAÇÃO. É educar o público com conteúdos honestos e relevantes ao seu dia a dia para estar muito além de sua memória, de seus olhos e de fato chegar em seu coração. Em sua  alma. E a internet é a melhor plataforma para esse contato honesto que traz benefícios não somente para a empresa, mas, fundamentalmente, também beneficia o consumidor com conteúdos relevantes e produtos e serviços que transportem soluções. É absolutamente incrível que a maioria esmagadora das empresas, sobretudo as pequenas e médias, ainda não tenha entendido essa nova realidade. 

Prof. Saulo Carvalho

 

Kotler (2010) aborda mudanças significativas que estão influenciando o comportamento dos consumidores como o paradoxo da globalização, era da participação e do marketing colaborativo e era da sociedade criativa. Para Kotler o paradoxo da globalização tem sua caracterização quando o governo chinês prova que capitalismo não requer democracia, deixando claro que a globalização requer integração econômica, mas não cria economias iguais. Cria culturas diversificadas e não uniformes. Valores como olhar para dentro de si, qualidade de vida e espiritualidade têm enorme apelo ao desenvolvimento humano e social. O marketing colaborativo se caracteriza pela vastidão de conexões e informações ditadas pelas redes, mídias sociais e crowdsourcing (construção de conhecimento coletivo). Já a sociedade criativa e do marketing centrado no espírito humano se fundamenta quando, de forma notória, as pessoas utilizam cada vez mais o lado direito do cérebro trabalhando setores criativos como ciências, arte e serviços profissionais.

Pesquisamos as recentes mudanças no comportamento do consumidor:

Evolução recente do consumidor brasileiro

Prof. Saulo Carvalho - Evolucao Recente do Consumidor

CARVALHO, (2018)

Na evolução recente do consumidor brasileiro, de todos os fatos presentes, a melhoria do acesso à informação de qualidade e as redes sociais, claramente se estabelecem como boa mola propulsora para empoderá-lo, no entanto, ainda se verifica uma enorme lacuna triangular entre a obtenção da informação, conhecimento dos direitos previstos em lei e ações organizadas e ou individuais de consumidores para exigi-los. Essa lacuna é alimentada pelo capital institucional, ou seja, há forte negligência e desconhecimento do setor privado e o poder público ainda falha severamente na aplicação da lei e na correção de processos ineficientes, o que acarreta morosidade na solução de reclamações e, consequentemente, desestimula o indivíduo a buscar seus direitos.

Lacuna do consumidor
Prof. Saulo Carvalho - Lacuna do Consumidor

CARVALHO, (2018)


IBOPE:

 

IBOPE Conecta – Conecta Express (2018)

 

IBOPE Conecta – Conecta Express (2018)

REFERÊNCIAS:
https://exame.com/marketing/95-dos-brasileiros-acessam-a-internet-enquanto-assistem-a-televisao/. Acessado em maio de 2018.
Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento. Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestrado em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Administração, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. Lattes CNPq:http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

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