LUCRO
Volume 17 Nº 1 (2020) REGEM ago 2020
ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)
O que você irá ler nesse artigo:
ToggleSerá que o Lucro da minha empresa é mesmo real ou na verdade o que tenho é prejuízo?
por Saulo Carvalho, MSc.
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, S.
LUCRO:
É muito comum empresários, não importa o tamanho da empresa ou segmento de negócio, não conseguirem estabelecer se de fato estão tendo lucratividade líquida com suas operações.
A dificuldade em determinar os reais Custos e os desperdícios atrelados aos processos de produção e venda, precisa ser enfrentada e vencida.
Outra dificuldade que precisa ser superada pelos empresários, empreendedores e gestores é a de estabelecer corretamente o preço de venda de seus produtos e ou serviços.
No atendimento a empresas constato uma realidade esmagadora e preocupante: os erros no processo de precificação são um dos principais responsáveis – muitas vezes o principal responsável – por sérios problemas financeiros das empresas que podem levar ao fim esses empreendimentos.
Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!
Markup é a diferença entre os custos de produção (ou aquisição) somados aos custos de distribuição, e o preço de venda praticado na unidade de determinado produto e ou serviço. Markup não é lucro!
Markup é um caminho que leva à precificação e à determinação do lucro e não o contrário. Mas repito que é esmagadoramente comum a ocorrência desse erro fatal nas empresas.
Lucro no preço de venda
O preço de venda de seus produtos e ou serviços é o único elemento capaz de capturar valor e recursos a sua empresa, que por sua vez tem o lucro como obrigação, portanto, errar na avaliação e determinação do preço de venda é pavimentar a falência dos seus negócios.
A precificação correta de produtos e serviços visa obter a melhor lucratividade possível por unidade vendida. Essa busca ganha maior contorno de imprecisão nos casos muito comuns em que o empresário ou empreendedor não se atentam às bases técnicas de toda formação de preços: Custo, Concorrentes e Clientes.
Como abordado até aqui, escolher e desenvolver o melhor método de precificação ao se debruçar corretamente sobre os custos é fundamental, no entanto, não é o bastante e sim somente a porta de entrada para uma boa precificação.
Isso significa que após a análise correta de custos o preço de venda final ainda deverá ser depurado por uma criteriosa análise concorrencial e por último, mas não menos importante, por um entendimento técnico sobre quanto os Clientes (públicos-alvo) estão interessados em desembolsar pelo valor dos produtos e serviços ofertados ao mercado.
Em suma, serão eles, os Clientes, que irão definir a precificação unitária e políticas de preços da empresa.
PIRÂMIDE QCL – CUSTOS, QUALIDADE e LUCRO
CARVALHO, Saulo Henrique (2020)
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Citação a CARVALHO, S.
Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).
Consultor empresarial com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.
2 comentários
Parabéns Prof. Saulo pelo artigo ficou sensacional!
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