LUCRO

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Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.
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Volume 17 Nº 1 (2020) REGEM ago 2020

ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)


Será que o Lucro da minha empresa é mesmo real ou na verdade o que tenho é prejuízo?

por Saulo Carvalho, MSc.
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, S. 

LUCRO:

É muito comum empresários, não importa o tamanho da empresa ou segmento de negócio, não conseguirem estabelecer se de fato estão tendo lucratividade líquida com suas operações.

A dificuldade em determinar os reais Custos e os desperdícios atrelados aos processos de produção e venda, precisa ser enfrentada e vencida.

Outra dificuldade que precisa ser superada pelos empresários, empreendedores e gestores é a de estabelecer corretamente o preço de venda de seus produtos e ou serviços. 

No atendimento a empresas constato uma realidade esmagadora e preocupante: os erros no processo de precificação são um dos principais responsáveis – muitas vezes o principal responsável – por sérios problemas financeiros das empresas que podem levar ao fim esses empreendimentos.

Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!

Nesse processo é muito comum o empresário confundir Markup com Lucro! Grosso modo as empresas precificam seus produtos e ou serviços somando um valor ou percentual que querem lucrar aos custos básicos de produção (ou aquisição) e, a partir dessa crença inicial, passam a assumir como lucro a diferença entre os dois. Isso é um erro fatal pois o que os gestores estabelecem com esse processo de forma primária é o mark-up e não o lucro! Portanto tome muito cuidado para não incorrer neste erro.

Markup é a diferença entre os custos de produção (ou aquisição) somados aos custos de distribuição, e o preço de venda praticado na unidade de determinado produto e ou serviço. Markup não é lucro!

Markup é um caminho que leva à precificação e à determinação do lucro e não o contrário. Mas repito que é esmagadoramente comum a ocorrência desse erro fatal nas empresas.

Lucro no preço de venda

O preço de venda de seus produtos e ou serviços é o único elemento capaz de capturar valor e recursos a sua empresa, que por sua vez tem o lucro como obrigação, portanto, errar na avaliação e determinação do preço de venda é pavimentar a falência dos seus negócios.

A precificação correta de produtos e serviços visa obter a melhor lucratividade possível por unidade vendida. Essa busca ganha maior contorno de imprecisão nos casos muito comuns em que o empresário ou empreendedor não se atentam às bases técnicas de toda formação de preços: Custo, Concorrentes e Clientes

Como abordado até aqui, escolher e desenvolver o melhor método de precificação ao se debruçar corretamente sobre os custos é fundamental, no entanto, não é o bastante e sim somente a porta de entrada para uma boa precificação. 

Isso significa que após a análise correta de custos o preço de venda final ainda deverá ser depurado por uma criteriosa análise concorrencial e por último, mas não menos importante, por um entendimento técnico sobre quanto os Clientes (públicos-alvo) estão interessados em desembolsar pelo valor dos produtos e serviços ofertados ao mercado. 

Em suma, serão eles, os Clientes, que irão definir a precificação unitária e políticas de preços da empresa.

Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!

PIRÂMIDE QCL – CUSTOS, QUALIDADE e LUCRO

CARVALHO, Saulo Henrique (2020)

 

LEIA TAMBÉM O ARTIGOS:

Matriz QCL

Formação de preços – 3 formas para melhor definir o preço de um produto ou serviço

 

Citação a CARVALHO, S. 

Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).

Consultor empresarial com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.

 

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Sobre o autor: Mestrado em Gestão e Planejamento | Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing. Atuações e consultorias em Gestão e Marketing no Brasil e América Latina.
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2 comentários

  1. Tamires disse:

    Parabéns Prof. Saulo pelo artigo ficou sensacional!

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