MARKETING SIMPLIFICADO. CONSULTORIA DE MARKETING
Volume 1 Nº 2 (2018) REGEM mar 2018
ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)
por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique
Como entender e aplicar os principais conceitos de Marketing e gerar resultados em curto prazo ao seu negócio
Após a sólida e equacionada construção dos 9 P´s da Administração de Marketing – Produto, Preço, Ponto de venda, Promoção, Pessoas, Processos, Provas, ambiente Político e opinião Pública – , seu negócio deverá concentrar forças no P de Promoção, ou seja, transportar aos seus públicos de interesse informações a respeito das transformações realizadas e, sobretudo, informá-los acerca de todo o arsenal de valores agregados aos produtos e serviços que sua empresa passa a entregar a eles.
A esta altura os principais gestores do seu negócio já deverão ter incorporado que, ofertar valores aos clientes onde outras empresas não ofertam, será o principal motor de vendas e lucratividade de sua empresa. Ou seja, sua missão é elevar o grau de competitividade de seus clientes trazendo assim diferenciais competitivos ao seu próprio negócio.
Toda essa transformação inevitavelmente passará por estudos do Produto (atuais e inovações), práticas de Preço (custo, concorrente e clientes), Ponto de Venda, Promoção, Pessoas (treinamento, quebra de paradigmas, endomarketing), Processos (criar workflows das estratégias dos 9 P´s) e Provas (equacionar provas físicas em relação às estratégias e gerar corpo relatorial acerca do andamento das estratégias – KPI´s). Não obstante, monitorar os micro e macro ambientes, e a opinião Pública que orbita sua empresa, também é fundamental.
Prof. Saulo Carvalho
O planejamento 9 P´s deverá ser desenhado para os próximos três anos com a ajuda de uma Consultoria de Marketing, e o caminho percorrido, será monitorado e ajustado conforme as necessidades do seu negócio e do mercado. O primeiro ano será usado para a construção e implementação das ferramentas de acordo com os interesses e características do seu ambiente mercadológico e organizacional. Já com as ferramentas geradas e testadas, as mudanças já serão sentidas e, durante o segundo ano, os primeiros resultados positivos serão notados. O terceiro ano servirá para ajustes de eficiência, o aumento da eficácia dos resultados e a construção de uma ampliação do planejamento estratégico para o longo prazo.
As empresas, sobretudo as pequenas e médias, precisam buscar o auxílio de uma boa Consultoria de Marketing. Precisam entender que Marketing não é somente P de promoção, ou seja, o comercial da TV, o spot de rádio, o vídeo no youtube, o cartão de visita, o flyer, o site, o SEO, o SMO, o adwords, o adsense, o bitly, o panfleto da rua, etc. Precisam entender que as peças promocionais são importantíssimas vitrines, afinal, o cliente precisa enxergá-las. Mas uma vitrine atraente e arrumada não resolve os problemas. Quando o cliente entrar ele precisa se deparar com uma experiência única de serviços e produtos, e isso, o P de promoção (a publicidade) não faz. O Marketing sim!
Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.
Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).
Consultor com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.
Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803