Termos corporativos: siglas que podem lhe ajudar na empresa ou na entrevista de emprego
Volume 34 Nº 1 (2023) REGEM mai 2024
ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)
por Saulo Carvalho, MSc.
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, S.
O que você irá ler nesse artigo:
Toggle82 Termos corporativos que podem lhe ajudar
Approach: abordagem.
ASAP: sigla para a expressão “as soon as possible”, que significa “o mais rápido possível”.
Assessment: avaliação do comportamento e das competências de um funcionário. Busca pelo autoconhecimento e pela gestão do saber.
B2B, BtoB ou BTB sigla para “Business to Business”: é o comércio entre companhias. Um mercado sem a participação do consumidor físico.
B2C, BtoC ou BTC: sigla de “Business to Consumer” ou “Business to Costumer”. Indica negócio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
B2Eou simplesmente Endomarketing: sigla de “Business to Employee”. Modelo de marketing voltado para dentro das organizações, em que a internet e a intranet dão aos funcionários a mesma agilidade de acesso à informação que dão aos consumidores.
C2C: sigla para “Customer to Customer”: transações comerciais entre clientes, como Mercado Livre e Airbnb.
Background: experiência, vivência ou conhecimento profissional e pessoal.
Backoffice: suporte. Diz respeito aos departamentos empresariais que têm pouco ou nenhum contato com os clientes.
Benchmarking: processo de avaliação que compara a empresa com a concorrência. O objetivo é incorporar as melhores práticas de outras companhias e aperfeiçoar métodos.
Brainstorming: atividade que explora a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Aquele momento de arriscar, apresentar, elaborar e explorar ideias. Também chamado “tempestade de ideias”.
Brand: marca.
Branding: construção e gerenciamento da marca de uma empresa, produto ou pessoa. Conjunto de ações ligadas à gestão da marca.
Break-even: ponto de equilíbrio. Quando a receita de uma empresa se iguala aos seus custos. Diz-se que ela sai do vermelho e entra no azul.
Briefing: todas as informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação.
BSC: sigla para “Balanced Scorecard”: indicadores de desempenho. Sistema de medição do desempenho e controle gerencial cujo objetivo é medir os fatores não tangíveis que tornam possível o bom desempenho interno dos processos, pessoas, tecnologia e inovação.
Budget: orçamento.
Business Intelligence: inteligência de negócios. Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para suporte da gestão dos negócios.
Deadline: prazo final para a conclusão e entrega de uma atividade ou projeto.
Design Thinking: abordagem que facilita pensar de maneira gráfica e atuar “fora da caixa”. Usar a criatividade colaborativa para gerar e implementar ideias.
Disrupção: inovações que criam novos mercados consumidores.
Downsizing: reduzir, achatar, diminuir. Redução no número de funcionários de uma empresa.
Downscoping: eliminar undiades de negócios e ou produtos e serviços que não trazem lucratividade ou trazem pouca lucratividade para focar em objetivos mais definidos.
Hands-on: participação ativa.
Head: profissional que lidera uma área, um departamento ou um projeto.
Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.
CEO: sigla para “Chief Executive Officer”. Diretor executivo, principal executivo, presidente, superintendente, diretor geral. Cargo de maior autoridade na hierarquia operacional de uma empresa. Pessoa responsável pelas estratégias, pela visão e pela gestão da companhia.
CHO: Chief Happiness Officer é o reposnsável para promover o bem-estar, satisfação e a felicidade dos colcaboradores dentro de uma empresa
CFO: sigla para “Chief Financial Officer”. Diretor financeiro. Principal executivo de finanças.
Chairman: presidente do conselho dirigente da empresa.
CHRO: sigla para “Chief Human Resources Officer”. Diretor de recursos humanos.
CMO: sigla para “Chief Marketing Officer”. Diretor de marketing.
CIO: sigla para “Chief Information Officer”. Diretor de tecnologia da informação ou TI.
CKO ou CLO: siglas para “Chief Knowledge Officer” e “Chief Learnig Officer”. Diretor de conhecimento ou diretor de aprendizado. Profissional que administra o capital intelectual da empresa. Estende-se à área da tecnologia: o mesmo funcionário pode ser CIO ou CKO e CLO.
Clima organizacional: ambiente interno de uma empresa. Engloba a liderança na companhia, a motivação para o trabalho e as possibilidades de crescimento profissional, além das satisfações e insatisfações do funcionário.
Coach: profissional responsável pelo desenvolvimento de potenciais e do autoconhecimento de profissionais no cenário empresarial.
Coaching: metodologia de desenvolvimento humano, pautada em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas a alcançar suas metas.
Compliance: agir segundo os regulamentos internos e externos da companhia.
CRM: sigla para “Customer Relationship Management”. Gestão de relacionamento com o cliente.
COO: sigla de “Chief Operating Officer”. Chefe executivo de operações. É o braço direito do CEO. Profissional mais próximo à rotina do negócio.
Core Business: principal negócio da empresa.
Crosselling: técnica de vendas na qual um vendedor tenta vender mais de um tipo de produto para clientes da própria companhia.
Up Selling: up selling, ou venda adicional, envolve persuadir o cliente a adquirir uma versão mais cara ou aprimorada do produto ou serviço que originalmente pretendia comprar. O objetivo é aumentar o valor da transação.
Crowdfunding: captação de recursos financeiros por meio de financiamento coletivo online.
Crowdsourcing: produtos, ideias ou conteúdos construídos com contribuição e conhecimento coletivo, como Crowdtest e We Do Logos, por exemplo.
Joint venture: associação de empresas para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua identidade jurídica.
Know-how: conhecimento adquirido através da experiência em determinada área ou assunto.
Lead: pessoa interessada no produto ou serviço da empresa e que demonstra intenção em consumir.
Mailing: banco de dados com nomes, endereços e informações adicionais de consumidores e potenciais clientes.
Market share: fração do mercado controlada pela empresa.
Markup: valor, acrescentado ao preço final do produto após o custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista.
MBA: sigla de Master Business Administration. Formação equivalente à pós-graduação em administração de empresas.
MVP: sigla de Minimum Viable Product – produto viável mínimo. Versão mais simples de um produto que pode ser lançada com o menor investimento de esforço e desenvolvimento.
PDCA: sigla de “Plan, Do, Check e Act”. Planejar, executar, verificar e agir. Busca a melhoria contínua de todos os processos. Também conhecido como o círculo de Deming, ciclo de Shewhart, círculo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act, planejar, fazer, estudar e agir, em tradução literal).
PDV: sigla de “ponto de venda”. Local onde o produto é oferecido.
Performance: atuação; desempenho.
KPI: Indicadores-chave de performance. Principais indicadores de uma área.
Pitch: discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço oferecido, para convencer investidores quanto ao potencial do negócio.
Profit: lucro.
Responsabilidade social: atuação e conscientização empresarial como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade.
ROI: sigla de “Return on investment”. Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento.
Revenue: receita, rendimento, renda.
Retail: varejo.
RH: sigla de “Recursos Humanos”. Setor responsável pelas contratações, treinamentos, encaminhamento de carreira e gestão de conflitos na empresa.
DHO: desnvolvimento humano e organizacional. A evolução do RH!
SLA: sigla de “Service Level Agreement”. Acordo de Nível de Serviço. Contrato entre um fornecedor de soluções tecnológicas e um cliente, os serviços que serão oferecidos.
Stand-by: no aguardo, em modo de espera.
Team building: espírito de equipe. Método que visa obter melhores resultados por meio do trabalho de equipe.
Unicórnio: startup com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.
Venture capital: capital de risco.
Wholesale: atacado.
Workaholic: profissional viciado em trabalho.
Burnout: condição caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional.
Boreout: Diferente do burnout, o Boreout ocorre quando os trabalhadores estão submetidos a tarefas monótonas, repetitivas e desprovidas de desafios significativos. A falta de estímulo e a sensação de estagnação profissional podem levar à perda de motivação, desinteresse e uma queda acentuada na produtividade.
Workflow: fluxo de trabalho. passos necessários para automatizar processos, segundo regras definidas, o que permite que estes possam ser transmitidos de um profissional para o outro.
Workshop: treinamento ou palestra.
T&D: treinamento e Desenvolvimento: área de Treinamento e Desenvolvimento é uma das principais responsáveis pela capacitação profissional dos colaboradores de uma empresa.
DEI: diversidade, Equidade e Inclusão: presença de diversidade e integração entre colaboradores de diversas origens étnicas, raciais, sociais, gênero.
EX: Employee Experience: iniciativas e práticas que tornem a jornada do colaborador mais positiva com foco em satisfação e melhoria de produtividade.
SMART: tipo de metodologia ágil e acrônimo para Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Attainable), Relevante (Relevant) e com Prazo (Time-bound).
eNPS: acrônimo para Employee Net Promoter Score. Pesquisa com funcionários em que os resultados indicam o nível de satisfação com algum aspecto específico da organização ou de forma generalizada.
PDI : Plano de Desenvolvimento Individual: estabelece metas, objetivos, avaliações e ações a serem realizadas para o crescimento e progresso do profissional em sua carreira.
ESG: Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Ações que definem o relacionamento da empresa com o meio-ambiente, a sociedade e seus controles internos.
Citação a CARVALHO, S.
Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).
Consultor empresarial com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.