Marketing: P de Pessoas! Melhore a produtividade da sua empresa
Volume 1 Nº 13 (2018) REGEM mar 2018
ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)
por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique
Olhe com atenção ao seu P de Pessoas! O Marketing não é somente publicidade e a gestão trará mais resultados quando sua empresa (você) de uma vez por todas praticar aquilo que já deve ter ouvido diversas vezes e proferido mais algumas outras: “O maior patrimônio de uma empresa são os funcionários”.
Então mãos à obra! Contrate corretamente, faça uma correta integração de um novo colaborador, não caindo na tentação de jogá-lo na jaula dos leões. Treine-o adequadamente, acompanhe-o, teste seu aprendizado e cobre resultados fornecendo as corretas ferramentas para que ele seja eficaz e seu verdadeiro colaborador, não, seu inimigo.
É de fundamental importância que todos os colaboradores saibam quais são os objetivos de sua empresa, quais são os projetos de curto, médio e longo prazos, que eles conheçam sua missão, visão e valores (sua empresa os têm?).
Trabalhe com gestão a vista mostrando a todos o que a empresa espera deles, quais são suas metas e como eles estão se saindo para atingi-las. Seja Honesto, transparente e coerente com sua equipe. Não queira que ela trabalhe para você e sim por toda a empresa e por cada membro que ela possui. Elogie quando os resultados acontecerem e cobre quando não acontecerem, entretanto, faça isso sabendo que todos são dotados de sentimentos e valores, e manter o equilíbrio nessas ações, é sinal de liderança inteligente. Cuidar bem do colaborador dá ótimos resultados e cuidar do ser humano traz maior produtividade, excelentes números e resultados sustentáveis! Use o endomarketing com sabedoria! Como empresa ou gestor, não tenha receio de investir tempo e recursos maciços nessas ações. Os ótimos resultados irão lhe surpreender!
Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.
Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).
Consultor com atuações no Brasil e América Latina. Ministra disciplinas de Administração, Marketing, Pesquisa e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. É pesquisador sobre Gestão, Marketing e Ambiente Econômico. Desenvolve e aplica pesquisas científicas sobre Gestão e Marketing.
Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803