Plano de Negócios

Um Plano de Negócios, deve ser elaborado sobre dados e informações concretas, principalmente sobre tendências.

Deve definir com exatidão os passos para a idealização de um negócio novo, um produto ou uma reestruturação de um negócio já existente!

Objetivos claros em relação à Qualidade, Custos e Lucro almejados!

As etapas básicas para um Plano de Negócios são:

 • Localização

• Processo operacioanal

• Previsões

• Análise financeira

• Gestão de Pessoas

• Marketing

• Avaliação e controle

Localização: Onde será o ponto de venda, administração e logística?

Alfinete de localização amarelo

Processo operacional:  Como será a gestão da fabricação e operação?

Gráfico de pizza

Previsões: Quantidades de produção e metas de vendas.

Análise financeira: Captação de recursos e sua gestão, retorno, lucro.

Gestão de pessoas: Recrutamento, seleção, treinamento, integração e grade de horários de funcionários.

Marketing:  Marketing 3.0 e Marketing 4.0. Foco no cliente como base para tomada de decisões.

Avaliação e controle: Qual é o desempenho esperado e alcançado?

Professor Mestre Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento (UNITAU) stricto-sensu. Pós-Graduado em Comunicação e Marketing Empresarial (UMESP) lato-sensu, Graduado em Administração de Marketing (UMESP). Admitido em regime especial ao Doutorado sobre Pesquisa Operacional (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Universidade Federal de São Paulo).