Google “ataca” TV e diz que anunciar na internet é melhor
Volume 1 Nº 11 (2018) REGEM mar 2018
ISSN 2763-8022 (International Standard Serial Number)
Marketing digital: YouTube é “melhor” que TV. Bem, quem está dizendo é o Google. Um novo estudo da empresa analisou 56 casos de marcas de seis diferentes segmentos. A análise aconteceu em oito países europeus, entre 2013 e 2016.
Divulgado na última quarta-feira (20) durante a Advertising Week Europe, em Londres, o estudo concluiu que, na maioria das vezes, investir em publicidade na internet dá melhores retornos que investir na televisão.
Com os atuais gastos com publicidade, o YouTube dá retorno maior que a TV em 77% dos casos estudados.
Kantar Worldpanel, GfK, Data2Decisions e BrandScience foram algumas das empresas responsáveis pela pesquisa.
Outra conclusão foi que, nos casos que misturam diversas mídias, a recomendação era dobrar os atuais investimentos para melhorar os retornos.
O Google disse que o estudo não tinha a intenção de criar “uma guerra entre YouTube e televisão”, sim ajudar os profissionais de marketing e suas empresas a gastarem o orçamento de propaganda de maneira mais adequada.
Em outubro, a empresa disse a publicitários que, para atingir a audiência jovem de forma mais efetiva, 24% do orçamento deles para TV deveria ser direcionado para o YouTube.
Força da televisão
Ainda que o YouTube tenha crescido nos últimos anos, assim como a publicidade na internet, a TV ainda mantém sua força.
A pesquisa do Google também vai contra outras pesquisas que mostram que a TV traz melhores retornos sobre investimentos.
Uma pesquisa feita pela Ebiquity, encomendada pela Thinkbox no Reino Unido, mostrou que, libra por libra, a TV traz mais retorno.
Fonte: https://exame.abril.com.br/marketing/google-ataca-tv-e-diz-que-anunciar-na-internet-e-melhor/