Pesquisa de Mercado aumenta chances de sucesso

Pesquisa de Mercado aumenta chances de sucesso

Pesquisas de Mercado iBlueMarketing
por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

A importância da Pesquisa de Mercado para o sucesso empresarial:

O consumo nacional deve movimentar 4,7 trilhões em 2019 e o setor de serviços representa uma estimativa de 81,1% desse total no mesmo ano.

O interior do estado de São Paulo se apresenta como a região de maior potencial em todo o Brasil tendo os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto nas cinco primeiras posições.

Segundo a prefeitura de São José dos Campos, nos sete primeiros meses de 2019 houve recorde histórico na abertura de empresas no município e a capacitação e qualificação dos empresários é fator primordial para o sucesso desses empreendimentos. Até o fim de julho de 2019 foram abertas 5.547 empresas, das quais 61% foram criadas sob o regime MEI (microempreendedor individual).

O resultado é 26% superior ao número de aberturas de novos negócios formais no mesmo período de 2018.

MAS O QUE HÁ POR TRÁS DESSES DADOS?

O processo de achatamento dos direitos trabalhistas após reformas na CLT, como a legalização para empresas estabelecerem a terceirização de suas atividades fim, associado a um índice persistente de desemprego que atinge praticamente um quarto da população economicamente ativa, tem empurrado um contingente cada vez maior de pessoas a enxergar oportunidades de mercado e a desenvolver práticas empreendedoras. Portanto a criação do próprio negócio, formal ou não, se apresenta como saída nesse cenário de poucas oportunidades de empregabilidade.

Por outro lado, existe também um processo de estagnação econômica desde 2014. As previsões mais otimistas sobre o PIB no Brasil em 2019 dão conta de um crescimento bastante tímido na ordem de 0,8% quando otimista, ou seja, a confirmarem os prognósticos, a economia nacional crescerá em torno de quatro vezes menos que a economia mundial.

Trocando em miúdos: existe um contingente cada vez maior de pessoas que criam seus pequenos negócios próprios em um cenário de baixo crescimento econômico ou de estagnação. Não haverá espaço para todos ou, na melhor das hipóteses, haverá cada vez menos espaço. Lograr sucesso em um empreendimento nesse cenário exige cada vez mais a organização de dados estruturados, planejamento e pesquisa.

PESQUISA DE MERCADO

Partindo da premissa que o empreendedor possui conhecimento abrangente sobre seus produtos e serviços, torna-se cada vez mais imprescindível o conhecimento estruturado sobre o mercado em que ele irá implantar seu novo negócio. Obviamente esse conhecimento mercadológico estruturado auxilia a mitigar os riscos inerentes a todo empreendimento, novo ou não, e maximizar as possibilidades de sucesso.

A Pesquisa Científica e Estruturada de Mercado deve estar ao alcance e ser objeto principal das estratégias de todo empresário que pretenda criar um novo negócio, reestruturar sua empresa ou inovar em seu mercado de atuação. 

Em 2019 a iBlueMarketing® Consultoria em Marketing e Gestão tem auxiliado um número grande de novos empresários a melhor direcionar suas estratégias através de Pesquisas Científicas Estruturadas de Mercado. Somos acionados por empresários de diversos segmentos e os auxiliamos de forma substancial na tomada de decisões, proporcionando a esses novos negócios ou empresas em reestruturação, respostas estruturadas e científicas a questões como:

Quais as melhores estratégias e plataformas de Vendas Online?

Quais os perfis (dores e vantagens) dos concorrentes no segmento escolhido? 

Qual região e local são mais apropriados para estabelecer meu ponto de venda físico?

O público do local em que pretendo atuar está disposto a desembolsar qual ticket médio para adquirir meus produtos e serviços?

Qual o perfil do público atual de minha empresa?

Qual é o exato fluxo de pessoas (off line e on line) em minha área e quanto desse fluxo poderei estimar como venda?

Após estabelecer a necessidade de cada negócio e de seu mercado de atuação, deverá ser implementado o processo de Pesquisa que visa a tomada de decisão.

É fundamental, portanto, executar o planejamento da pesquisa, testes de aplicação, coleta de dados, análise, apresentação e, por fim, associar os resultados da Pesquisa a ferramentas de Gestão para a correta tomada de decisão.

FONTES: 

IPC Instituto: www.ipcbr.com/downpress/Release_IPCMaps_2018.pdf. Acessado em 04 de agosto de 2019.

Prefeitura Municipal de São José dos Campos: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2019/agosto/1/julho-bate-recorde-de-abertura-de-empresas-em-sao-jose/. Acessado em 04 de agosto de 2019.

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Saulo Carvalho é Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestre em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Gestão, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharias.

Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

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