O marketing digital que você conhece está errado

O marketing digital que você conhece está errado

Por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER PARA TER BONS RESULTADOS DE VENDAS EM AMBIENTE DIGITAL: A legião de entendidos sobre Marketing Digital só faz aumentar. Profissionais autônomos e empresas de comunicação estabelecem de forma frenética novos invólucros ao conceito Marketing Digital sem de fato estabelecerem as necessidades do mercado consumidor e de seus clientes. Talvez não possamos culpá-los quando a gênese da confusão precede inclusive a inexatidão do termo e das ações práticas do que largamente é conhecido como Marketing Digital.

Se sua empresa não obtem qualquer resultado de leads e fechamentos de vendas através de ações de Marketing Digital ou sente que os resultados obtidos são poucos e estão envolvidos em uma névoa de amadorismo e falta gestão, essa é mais uma oportunidade para buscar uma Consultoria certificada e embasada em conhecimento técnico.

Mercado é tudo! Todo o ambiente onde agentes econômicos (eu, você, o governo e as empresas) defendem seus interesses individuais e coletivos, onde ocorrem as trocas mercantis e onde buscamos vantagens competitivas dentro de um regime econômico capitalista e minimamente democrático (a China nos prova que capitalismo e democracia não estão necessariamente ligados).

Foi para definir esse mercado sob a ótica empresarial que Jerome McCarthy em 1960 criou os famosos 4 P´s (produto, preço, ponto de venda e promoção). Importante ressaltar que o termo “place” inicialmente foi traduzido para nosso idioma como “praça” de forma equivocada já que em nossa cultura “praça” possui conotação de localidade e o termo original é muito mais abrangente que a localização do ponto de venda, ao tratar fundamentalmente de ações de trade marketing, ou seja, tudo que é ajustado e aplicado dentro de um estabelecimento físico ou não, para melhor escoar mercadorias e serviços.

Já o P de Promoção, ou seja, a publicidade, relações públicas e a própria equipe de vendas, é sem dúvida o culpado inicial pela confusão e inconsistência do termo Marketing Digital e pelo não entendimento do que de fato é Marketing. As pessoas em geral associam os veículos (mídias) e as peças que levam produtos e serviços até elas ao termo Marketing. Está errado! Para o público em geral essa associação errônea não é um problema. O problema reside em profissionais e empresas que persistentemente erram em suas estratégias por não valorizar e aplicar Pesquisas científicas estruturadas em suas análises de mercado e ao buscar sintetizar seus esforços de vendas na publicidade apenas. É importante entender que Marketing não é publicidade. O Marketing se utiliza da publicidade como um de seus pilares de ações estratégicas, táticas e operacionais. Mas entendam: Marketing não é publicidade!

De 1960 para cá já se vão seis décadas e parece óbvio pensar que o ambiente mercadológico mudou drasticamente desde os 4 P´s de Jerome McCarthy. Portanto qual é a melhor definição para Marketing hoje?

   Marketing é Gestão! A Gestão em equilíbrio dos 9 P´s (produto, preço, ponto de venda, promoção, pessoas, processos, provas, política e opinião pública – public opinion -). Portanto, aos 4 P´s iniciais somam-se outros cinco que surgem em Kotler (2010). Ao analisar problemas de Gestão em empresas de quaisquer segmentos e tamanhos constatamos que o nascedouro de tais problemas está exatamente no desequilíbrio de um ou mais desses noves P´s.

Portanto o termo Marketing Digital deve ser mudado para Promoção Digital, ou seja, todas as técnicas utilizadas em ambiente digital para promover determinados produtos e ou serviços. A questão sine qua non portanto, não está na mudança do termo e sim nas ações que são utilizadas pela esmagadora maioria dos profissionais e até de segmentos de imprensa que se dizem especialistas em Marketing Digital mas ignoram estudos, métricas, observações práticas e principalmente Processos dos outros elementos da Gestão.

O grande erro por parte dos autoproclamados profissionais de Marketing Digital esbarra no amadorismo em acreditar que publicações em mídias digitais são suficientes para sustentar as vendas das empresas que atendem. Já por parte da imprensa a falha perniciosa está em não aprofundar conhecimento técnico e acadêmico, estabelecer ambientes de trocas práticas, entendimentos profundos sobre o comportamento do consumidor e debates profissionais sobre Promoção Digital. A imprensa ainda ajuda a infantilizar esse segmento mercadológico promovendo nomenclaturas vazias de apreciação prática, estudos técnicos e acadêmicos sobre o assunto.

Para as empresas, sobretudo as pequenas e médias que não possuem vultuosos budgets, esses erros estratégicos serão mais severamente castigados. O caminho que trará maior rentabilidade sustentável e irá fortalecer suas marcas em médio em longo prazos não é o mais fácil. Exige contratação de profissionais sérios, adoção de profundos conhecimentos em Gestão e tornar as ações offline e online sinérgicas. Portanto, ignorar a Gestão de Marketing e simplificá-la ao P de Promoção e publicações em mídias sociais é precipício construído ao fracasso das estratégias e investimentos realizados em ambientes online.

Dados do segundo semestre de 2017 da Kantar IBOPE já apontavam que 61% dos consumidores são receptivos a publicidade online, 68% dos adultos conectados gostam ou toleram anúncios e 36% sentem que a publicidade está mudando para melhor, 20% dos adultos conectados dizem que sempre usam bloqueadores de anúncios e afirmam que o impacto excessivo em plataformas digitais enfraquece os esforços das marcas; 71% dos entrevistados afirmam que veem o mesmo anúncio diversas vezes e os consideram repetitivos. Nos últimos anos esses números somente cresceram!

Se sua empresa não obtem qualquer resultado de leads e fechamentos de vendas através de ações de Marketing Digital ou sente que os resultados obtidos são poucos e estão envolvidos em uma névoa de amadorismo e falta gestão, essa é mais uma oportunidade para buscar uma Consultoria certificada e embasada em conhecimento técnico.

Pense nisso!

LEIA TAMBÉM:COMPORTAMENTO DIGITAL do CONSUMIDOR NO BRASIL

 

Fontes:

KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0, as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.1° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

https://www.kantaribopemedia.com/50-dos-consumidores-acessam-midias-online-ao-menos-uma-vez-ao-dia-mas-a-maioria-prefere-publicidade-em-plataformas-tradicionais-aponta-kantar-media/. Acessado em 23 de fevereiro de 2019.

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Saulo Carvalho é Mestre em Gestão. Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestrado em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Administração, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. Lattes CNPq:http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

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