Marketing 3.0 e 4.0 nunca foram tão importantes

Marketing 3.0 e 4.0 nunca foram tão importantes

Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Marketing 3.0 e 4.0:

Estratégias e ações de Marketing 3.0 e 4.0 nunca foram tão importantes. Mudanças aceleradas de mercado, sobretudo em segmentos de ciclos rápidos como a indústria com foco no varejo, comércio e serviços, tornam ainda mais mandatórias a estruturação e aplicação de Sistemas Estruturados de Pesquisa Científica que identifiquem com eficácia a persona dos públicos-alvo de seus produtos e serviços.

Análises recentes que já apontavam um incremento na abertura de pequenos negócios locais e regionais com foco na oferta de produtos e serviços one-to-one agora dão conta de um importante aumento na inauguração e reestruturação de pequenas e médias empresas em mercados severamente impactados pela pandemia SARS-CoV-2 a partir do início de 2020. Tais impactos que aceleraram e corrigiram rotas das estratégias empresariais ao exigirem enorme mudança de paradigma dos prorietários e gestores de empresas, ainda terão desdobramentos mercadológicos acentuados em 2021 e nos próximos anos.

A digitalização das estratégias e ações comerciais e o melhor entendimento do que é inteligência de mercado que já apareciam no horizonte como importantes e irreversíveis, tornaram-se obrigatórias. Certamente, haverá maior fatia de grandes e médias empresas que entrarão de vez na era de inteligência de mercados e digitalização comercial e um menor percentual de pequenos e médios negócios também conseguirá, de fato, se utilizar dessas ferramentas para transportar diferencial competitivo em sua estrutura de oferta ao mercado.

Porém, pequenas, médias ou grandes empresas, guardadas as devidas proporções da capacidade de investimento em pesquisa e inovação, somente conseguirão implementar com sucesso Pesquisas Científicas Estruturadas de Mercado e digitalização eficazes para obter dianteira de seus concorrentes, quando entenderem e de fato praticarem o que está abrigado no “guarda-chuva” MARKETING 3.0 e 4.0, e em cada uma de suas áreas de sustentação. Esse movimento será facilitado para empresas que estabelecerem a cultura do Marketing como Gestão. Os desafios são grandes.

A proposta do Marketing como Gestão trata de implementar estratégias e ações sinérgicas autoalimentadas nas áreas de sustentação do MARKETING 3.0 e 4.0: Produto, Preço, Pontos e Plataformas de Vendas, Promoção (publicização de produtos e serviços), Pessoas (colaboradores, clientes e parceiros), Processos, Provas relatoriais e físicas, Política de micro e macro ambientes e Public Opinion mantendo sempre o P de pessoas (colaboradores,clientes e parceiros) como pilar balizador de todas as estratégias e ações empresariais. Mas para que isso ocorra deverá haver mudanças na estrutura organizacional da empresa.

Entenda a evolução:

MARKETING 1.0 – Estratégias e ações com foco majoritariamente nos produtos. (até meados de 1945)
MARKETING 2.0 – Estratégias e ações com foco majoritariamente nos produtos e no mercado concorrencial. (até meados de 1990)
MARKETING 3.0 – Estratégias e ações fundamentadas majoritariamente na essência do cliente e suas necessidades sociais, comportamentais e espirituais. Valorização do ambiental e do socialmente responsável. (anos 2000)
MARKETING 4.0 – Estratégias e ações fundamentadas majoritariamente na essência do cliente e suas necessidades sociais, comportamentais e espirituais somado a engenharia social, algoritmos, grande volume de dados tranformados em entendimentos úteis e práticos e omnichanel. Fundamentos ESG (Environmental, Social and Governance). (hoje)
CARVALHO, Saulo Henrique (2021).

 

O grandioso número de possibiidades de compra que o consumidor pós-moderno possui concomitante com as curvas de comportamento de consumo cada vez mais acentuadas e oscilantes, fortalece a exigência para que empresas que queiram expandir seus mercados, criem e apliquem estratégias baseadas no Marketing como Gestão. Portanto as enormes mudanças no comportamento do consumidor na transição entre modernidade e pós-modernidade de consumo deixa claro que ferramentas aplicadas e largamente difundidas até fim do século 20 precisam ser atualizadas, modernizadas e, em alguns casos, substituídas.

CONSUMO NA POS-MODERNIDADE

CONSUMO NA POS-MODERNIDADE

CARVALHO, Saulo Henrique (2018)

LEIA TAMBÉM O ARTIGO: Consumo e empoderamento do Consumidor.

 

Os desafios ao incremento sustentável das vendas serão ainda maiores a depender do mercado concorrencial em que esta média ou grande empresa estiver inserida, associado ao dinamismo mercadológico ainda impulsionado pelas aceleradas mudanças macro-ambientais provocadas pelos impactos da pandemia SARS-CoV-2 no Comportamento do Consumidor.

Os maiores obstáculos para essa nova postura organizacional são encontrados no nível estratégico das médias e grandes empresas que querem se tornar referência em seus segmentos ou precisam garantir o grau de inovação, produtividade e competitividade necessários para tal. Nessas empresas os esforços deverão ser maiores pois o entendimento correto do MARKETING 3.0 e 4.0 deve germinar e se fortalecer no topo da cadeia de gestão para ser posteriormente absorvido, desenvolvido e praticado pelos níveis tático e operacional e, consequentemente, passe também a circular de maneira orgânica na cultura organizacional da empresa.

MARKETING 3.0 e 4.0: VENDER MAIS, COM MAIOR QUALIDADE e RESULTADOS SUSTENTÁVEIS

Nesse contexto, caso o tempo entre a germinação e fortalecimento na alta gestão, absorção e prática nos níveis tático e operacional sobre MARKETING 3.0 e 4.0 se apresente longo demais (o que geralmente é constatado como regra), haverá importante grau de perda de participação de mercado e ou serão desperdiçadas excelentes oportunidades para reestruturação e melhorias no departamento de Marketing com ganhos escaláveis, conhecimento mais aprofundado dos públicos-alvo e, portanto, aumento sustentável qualitativo e quantitativo das vendas.

Os resultados do corrreto entendimento e eficaz estruturação para o MARKETING 3.0 e 4.0 irão além do incremento quantitativo de curto e médio prazos ao estabelecer aumento positivo da percepção qualitativa da Marca, produtos e serviços e gerar motor de alavancagem nas ações de curto e médio prazos, mantendo assim, o círculo virtuoso entre aumento das vendas e geração de receitas.

Os conceitos aplicados do MARKETING 3.0 e 4.0 e suas áreas de sustentação significam uma disrupção naquilo que as empresas atuais entendem sobre Gestão e praticam sobre Mercado pois cria uma sinergia eficiente entre todos os departamentos, atualizando-os sob a égide da importância do público consumidor, colaboradores e parceiros, mantendo foco na relação de excelência empresa-cliente e empresa-mercado, elevando os ganhos em produtividade, competitividade e vendas.

Lembremos que toda crise gera muitas oportunidades de melhoria para empresas que buscam aprimorar seus processos. E aprimorar processos em um período de crise significa estar à frente dos concorrentes e mais próximo dos clientes.

Sempre cada vez mais fortalecidos. Afinal é certo que novas crises virão!

LEIA TAMBÉM O ARTIGO: Planejamento: reinvente o o modelo clássico 4 P´s.

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Saulo Carvalho é Mestre em Gestão e Planejamento. Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestrado em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Administração, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. Lattes CNPq:http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

LEIA OS TERMOS DE USO ©

REFERÊNCIAS:

CARVALHO, Saulo Henrique; SANTOS, M. J. . Consumo e empoderamento do consumidor. CICTED, v. 2018, p. 1, 2018.

KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Moving from Traditional to Digital. Marketing 4.0, amudança do tradicional para o digital.1° ed. Lisboa: Actual, 2017.

KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0, as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.1° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

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