LUCRO

LUCRO

Será que o Lucro da minha empresa é mesmo real ou na verdade o que tenho é prejuízo?

Por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique

LUCRO: É muito comum empresários, não importa o tamanho da empresa ou segmento de negócio, não conseguirem estabelecer se de fato estão tendo lucratividade líquida com suas operações.

A dificuldade em determinar os reais Custos e os desperdícios atrelados aos processos de produção e venda, precisa ser enfrentada e vencida.

Outra dificuldade que precisa ser superada pelos empresários, empreendedores e gestores é a de estabelecer corretamente o preço de venda de seus produtos e ou serviços. No atendimento a empresas constato uma realidade esmagadora e preocupante: os erros no processo de precificação são um dos principais responsáveis – muitas vezes o principal responsável – por sérios problemas financeiros das empresas que podem levar ao fim esses empreendimentos.

Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!

Nesse processo é muito comum o empresário confundir Markup com Lucro! Grosso modo as empresas precificam seus produtos e ou serviços somando um valor ou percentual que querem lucrar aos custos básicos de produção (ou aquisição) e, a partir dessa crença inicial, passam a assumir como lucro a diferença entre os dois. Isso é um erro fatal pois o que os gestores estabelecem com esse processo de forma primária é o mark-up e não o lucro! Portanto tome muito cuidado para não incorrer neste erro.

Markup é a diferença entre os custos de produção (ou aquisição) somados aos custos de distribuição, e o preço de venda praticado na unidade de determinado produto e ou serviço. Markup não é lucro!

Markup é um caminho que leva à precificação e à determinação do lucro e não o contrário. Mas repito que é esmagadoramente comum a ocorrência desse erro fatal nas empresas.

O preço de venda de seus produtos e ou serviços é o único elemento capaz de capturar valor e recursos a sua empresa, que por sua vez tem o lucro como obrigação, portanto, errar na avaliação e determinação do preço de venda é pavimentar a falência dos seus negócios.

A precificação correta de produtos e serviços visa obter a melhor lucratividade possível por unidade vendida. Essa busca ganha maior contorno de imprecisão nos casos muito comuns em que o empresário ou empreendedor não se atentam às bases técnicas de toda formação de preços: Custo, Concorrentes e Clientes. Como abordado até aqui, escolher e desenvolver o melhor método de precificação ao se debruçar corretamente sobre os custos é fundamental, no entanto, não é o bastante e sim somente a porta de entrada para uma boa precificação. Isso significa que após a análise correta de custos o preço de venda final ainda deverá ser depurado por uma criteriosa análise concorrencial e por último, mas não menos importante, por um entendimento técnico sobre quanto os Clientes (públicos-alvo) estão interessados em desembolsar pelo valor dos produtos e serviços ofertados ao mercado. Em suma, serão eles, os Clientes, que irão definir a precificação unitária e políticas de preços da empresa.

Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!

 

PIRÂMIDE QCL – CUSTOS, QUALIDADE e LUCRO

CARVALHO, Saulo Henrique (2020)

LEIA TAMBÉM O ARTIGOS:

Matriz QCL

Formação de preços – 3 formas para melhor definir o preço de um produto ou serviço

 

Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.

Professor Saulo Carvalho é Mestre em Gestão. Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestrado em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Administração, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. Lattes CNPq:http://lattes.cnpq.br/4888421957045803

LEIA OS TERMOS DE USO ©

Compartilhe...

 

Um comentário

  1. Tamires disse:

    Parabéns Prof. Saulo pelo artigo ficou sensacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
online
Olá, sou o Prof. MSc Saulo Carvalho! Como podemos ajudar?