LUCRO

Será que o Lucro da minha empresa é mesmo real ou na verdade o que tenho é prejuízo?
Por Prof. Saulo Carvalho
*direitos reservados ©. Texto com liberdade de citação: CARVALHO, Saulo Henrique
LUCRO: É muito comum empresários, não importa o tamanho da empresa ou segmento de negócio, não conseguirem estabelecer se de fato estão tendo lucratividade líquida com suas operações.
A dificuldade em determinar os reais Custos e os desperdícios atrelados aos processos de produção e venda, precisa ser enfrentada e vencida.
Outra dificuldade que precisa ser superada pelos empresários, empreendedores e gestores é a de estabelecer corretamente o preço de venda de seus produtos e ou serviços. No atendimento a empresas constato uma realidade esmagadora e preocupante: os erros no processo de precificação são um dos principais responsáveis – muitas vezes o principal responsável – por sérios problemas financeiros das empresas que podem levar ao fim esses empreendimentos.
Errar na precificação irá afetar negativamente sua qualidade e a percepção de valor do público, até desembocar na quebra de suas operações. Pense nisso com muita atenção!
Nesse processo é muito comum o empresário confundir Markup com Lucro! Grosso modo as empresas precificam seus produtos e ou serviços somando um valor ou percentual que querem lucrar aos custos básicos de produção (ou aquisição) e, a partir dessa crença inicial, passam a assumir como lucro a diferença entre os dois. Isso é um erro fatal pois o que os gestores estabelecem com esse processo de forma primária é o mark-up e não o lucro! Portanto tome muito cuidado para não incorrer neste erro.
Markup é a diferença entre os custos de produção (ou aquisição) somados aos custos de distribuição, e o preço de venda praticado na unidade de determinado produto e ou serviço. Markup não é lucro!
Markup é um caminho que leva à precificação e à determinação do lucro e não o contrário. Mas repito que é esmagadoramente comum a ocorrência desse erro fatal nas empresas.
O preço de venda de seus produtos e ou serviços é o único elemento capaz de capturar valor e recursos a sua empresa, que por sua vez tem o lucro como obrigação, portanto, errar na avaliação e determinação do preço de venda é pavimentar a falência dos seus negócios.
A precificação correta de produtos e serviços visa obter a melhor lucratividade possível por unidade vendida. Essa busca ganha maior contorno de imprecisão nos casos muito comuns em que o empresário ou empreendedor não se atentam às bases técnicas de toda formação de preços: Custo, Concorrentes e Clientes. Como abordado até aqui, escolher e desenvolver o melhor método de precificação ao se debruçar corretamente sobre os custos é fundamental, no entanto, não é o bastante e sim somente a porta de entrada para uma boa precificação. Isso significa que após a análise correta de custos o preço de venda final ainda deverá ser depurado por uma criteriosa análise concorrencial e por último, mas não menos importante, por um entendimento técnico sobre quanto os Clientes (públicos-alvo) estão interessados em desembolsar pelo valor dos produtos e serviços ofertados ao mercado. Em suma, serão eles, os Clientes, que irão definir a precificação unitária e políticas de preços da empresa.
PIRÂMIDE QCL – CUSTOS, QUALIDADE e LUCRO
CARVALHO, Saulo Henrique (2020)
LEIA TAMBÉM O ARTIGOS:
Matriz QCL
Formação de preços – 3 formas para melhor definir o preço de um produto ou serviço
Citação a CARVALHO, Saulo Henrique.
Professor Saulo Carvalho é Mestre em Gestão. Consultor de empresas com atuações no Brasil e América Latina. Mestrado em Gestão e pós-graduado em comunicação e Marketing. Ministra disciplinas de Administração, Marketing e Planejamento Estratégico aos cursos superiores de Administração, Marketing e Engenharia. Lattes CNPq:http://lattes.cnpq.br/4888421957045803
Um comentário
Parabéns Prof. Saulo pelo artigo ficou sensacional!